Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
ic1.canalblog.com
21 juin 2012

Ocupas

A propósito do relato de mais um acto ilegal de ocupação de um espaço público na cidade do Porto por parte de um grupelho anarquista com vocação para a "dinamização escolar", é com uma certa perplexidade que uma vez mais se confirma  a inclinação da redacção do Porto do jornal Público para a sobrevalorização das notícias sobre este tipo de ocorrência.

Lembram-se dos rivolicionários e do apoio jornalístico que então lhes foi concedido? Por conseguinte, essa atenção não é para se demarcar da acção juridicamente ilegítima e zurzir os delinquentes. Bem pelo contrário. A postura do jornal, ignorando o necessário respeito da lei numa democracia, oscila inalteravelmente entre a simpatia e a cumplicidade com os ocupantes. Ao invés, uma evidente acrimónia e censura, ressalta nas entrelinhas ou é claramente reservada à autoridade.

Ou seja, já não respeitando sequer o princípio da democracia directa, envolvendo no mínimo uma larga assembleia de cidadãos em reunião deliberativa, é a democracia ocupativa que o jornal parece querer substituir à democracia representativa que vamos tendo.

Ora se esta é já um lamaçal de arbitrariedades, jogos escuros, prepotência, o que seria de uma cidade, de um país ou qualquer sociedade sujeita ao impulso de um demagogo que arrebanhe atrás de si três ou quatro "educadores" e se aproprie de uma escola abandonada, andar, jardim, quartel, mosteiro, prisão, cinema, taberna, igreja, salão de chá, linha férrea, átrio de aeroporto, redacção de um jornal,e os faça seus?

Publicité
Publicité
Commentaires
ic1.canalblog.com
Publicité
Archives
Publicité