Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
ic1.canalblog.com
30 septembre 2018

SORTEIOS...e avarias...

Relato extraído de o Observador:

As mãos de Augusta tremem. Já leva anos de tribunal como funcionária judicial e perdeu a conta ao número de sorteios eletrónicos que fez para saber a qual juiz distribui um processo. Mas nunca com tantas pessoas a olharem para ela. São cerca de uma dezena de jornalistas, que a observam à espera de uma resposta. Fora de portas, muitos mais o querem saber. Augusta sabe que, quando lançar o sorteio no computador, sairá o nome do juiz que ditará o futuro do processo que envolve um ex-primeiro-ministro, acusado de corrupção.

 O computador não avaria?, pergunta-lhe um jornalista para tentar quebrar o nervosismo.

— Nunca avariou. Eu e ele somos umas máquinas, tenta aliviar Augusta, sem ter a mesma resposta das suas mãos que continuam a tremer.

Já passa das 16h00, hora a que deveria ter começado o sorteio. Estamos no quarto andar de um edifício que albergou, durante anos, a Polícia Judiciária e onde agora funciona o Tribunal Central de Instrução Criminal. Ivo Rosa, um dos dois juízes que aqui trabalham — e com 50% de hipóteses de ser o sorteado — irá presidir ao ato. Apesar de a distribuição eletrónica de um processo ser feita num computador, depois de carregar numa opção do sistema informático, a lei obriga a que seja testemunhado por um juiz.

O caso é inédito. Além de envolver um ex-primeiro-ministro acusado de corrupção, traz consigo vários requerimentos de abertura de instrução que apontam nulidades a atos praticados pelo juiz Carlos Alexandre, o outro magistrado que trabalha no tribunal, assim como falhas nalguns atos que aprovou em sede de investigação. Mais. Há advogados que pediram para estar presentes, num ato em que normalmente nunca estão."

Publicité
Publicité
Commentaires
ic1.canalblog.com
Publicité
Archives
Publicité