Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
ic1.canalblog.com
17 octobre 2014

Praxes, singing in the rain

Na grande praça de uma capital portuguesa, pelas 20 h, os turistas que por ali deambulavam puderam assistir a um burlesco e primitivo espectáculo. No tanque do chafariz central que vertia torrentes de água a baixa temperatura desenhando elípticos e túrgidos repuxos, umas três dezenas de raparigas, na casa dos 17,18 anos, jeans e camiseta branca, cumpriam um bizarro fadário. Algumas ostentando uma fardeta preta de tipo eclesiástico. Os rostos enregelados e as vestimentas ensopadas, eis o que ofereciam aos assarapantados visitantes vindos da estranja estas jovens indígenas. Entre elas, a partilhar o banho, dois ou três rapazolas.   

No tanque, todos berravam e saltavam como possessos comandados do exterior por uma turbamulta praxisticamente ataviada e onde pontificava uma donzela de mavioso rosto pré-adolescente, mas voz firme e colérica: " Cantem car.lh." .

E sem descanso, e ainda com mais genica, revociferava e espumava a ordem. E os escravos do tanque, submissos e agradecidos, repetiam uma e outra vez uma tosca monótona e escatológica litania.

As vozes que pude entender daquela asselvajada prestação coral da feminil e disciplinada molhada,  possuiam  um recorte porno do tipo "na hora do aperto o que elas queriam era verg...etc. etc." E a suavíssima oração terminava remetendo os ouvintes recalcitrantes para " a p.ta que os pariu".

E as mãezinhas lá nas berças distantes, ou nos deprimidos e adjacentes arrabaldes, a pagar viagens e propinas, cama e roupa engomada, e a imaginá-las (los), no remanso de uma biblioteca de horário alargado. A preparar exames, testes e trabalhos, ou já nas suas residências a meditar sobre a fórmula de o falido país sair da crise, ou o modo de a paz prepétua prevalecer na ecúmena.

Post Scriptum - Aos estimados e persistentes leitores destas páginas poupo-os da visão das imagens da aquática e boçalíssima coreografia. Que pude, curiosamente, sem qualquer impedimento registar. 

 

Publicité
Publicité
Commentaires
ic1.canalblog.com
Publicité
Archives
Publicité