Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
ic1.canalblog.com
15 novembre 2018

O malabarista e os Toiros. Uma faena costista.

Texto retirado de o Observador, da autoria de Teresa Marques: "...eis que o inefável primeiro ministro resolve lembrar-nos a sua natureza de contorcionista. Curiosamente esta é uma característica que pode garantir a António Costa uma eficaz gestão de equilíbrios na geringonça, mas que lhe dificultará vir a conseguir obter maioria absoluta. Gera desconfiança nos eleitores. O seu governo tem feito um trabalho assinalável na manutenção de finanças públicas controladas. Reformas ficaram por fazer nesta legislatura, mas isso, da minha parte, até agradeço. Sou sempre mais defensora da inação dos políticos do que da hiperatividade. E, em boa verdade, reformas com o apoio do BE e do PCP é melhor que fiquem na gaveta. Que foi o local onde Costa (ou Mário Centeno) cuidou de as colocar. Já vivi governos piores.

O crescimento é pífio, comparado com os restantes países da UE, mas existe e é palpável e visível. Contestação social não há, e mediática também não, que o PCP e o BE tratam disso. E, ainda assim, Costa não tem maioria absoluta. Porquê? Porque os eleitores podem vê-lo como um político eficaz e habilidoso, mas não confiam nele.

O caso das touradas é paradigmático da capacidade de Costa se boicotar. Decide responder com jactância a Alegre, verberando as touradas mas garantindo que, magnânimo, não as proibirá. Sucede que anos antes, enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, condecorou um forcado prestes a retirar-se, assistiu a uma tourada no Campo Pequeno, aplaudiu, elogiou a ‘arte taurina’. ‘Arte’ que, além de ‘valentia’ tinha também – pasmem (ou riam, tal a ousadia contraditória) – ‘sensibilidade’."

Publicité
Publicité
Commentaires
ic1.canalblog.com
Publicité
Archives
Publicité